04 Feb
04Feb

Ao analisar a curva da vida útil de uma empresa observa-se um inicio devagar, devido a dificuldades inerentes a essa fase. Em seguida, a empresa imprime um ritmo de crescimento acelerado até se estabilizar, quando atinge seu potencial e alcança a sua maturidade. Nessa curva, existem dois momentos marcantes. O primeiro, no inicio da vida, que acabará determinando o destino da empresa no sentido de ocasionar o seu desaparecimento ou crescimento, sendo que a maioria acabará fadada ao primeiro desfecho. O segundo momento acontece após a empresa atingir sua maturidade. As empresas exitosas em cada um desses momentos desenvolvem e se aproveitam de competências e qualidades distintas que decorrem de fontes de valor específicas para cada momento.

A maioria das pequenas empresas acaba fadada à falir. Segundo o SEBRAE em três anos 95% das MPEs (médias e pequenas empresas) já quebraram. Portanto, as poucas que seguem adiante e conseguem surfar a curva de crescimento obrigatoriamente devem possuir alguma qualidade ou valor que lhes permite fugir da estatística de fracassos e ter sucesso. Essa fonte de valor naprimeira faseapelidamos de Lince, por ser pequeno, ágil, resistente, perspicaz, atento, feroz e energético.A principal fonte de valor no caso do Lince é o empreendedorismo. O empreendedor de fato, ao contrário daquele por necessidade (que acaba quebrando), tem várias qualidades ligadas a esse nome chamado empreendedor, auferindo o valor do Lince. Ou seja, ele tem uma grande energiaque trabalha dia e noite, com otimismo independente das adversidades, dos problemas na economia, e não se deixa abalar com barreiras ou dificuldades. Não goza de férias, 13osalário, vale transporte, vale refeição, não fica doente respaldado com atestados médicos, não goza de alguns meses de descanso por conta de filho recém nascido, dentre outros benefícios assegurados pela Constituição. Infelizmente, ainda não fizeram uma lei garantindo ao empresário o direito constitucional de ter um lucro líquido de 15%, nem de 2%. O empreendedor de fato pensa seu negócio, vibra, sonha com seu negócio, lê publicações especializadas, conversa com concorrentes, clientes e fornecedores de seu negócio para ter cada vez mais conhecimento e domínio de seu negócio, incluindo da sua empresa, de seus fornecedores e do seu mercado.

Uma vez que a empresa alcança sua maturidade, se depara com a possibilidade de auferir valor da segunda fase, que apelidamos de Elefante, pelo seu tamanho, força, memória e presença ostensiva.As fontes de valor do tamanho do Elefante inclui economias de escala– quando os custos unitários para a fabricação de produtos caiem a medida que a empresa produz e vende mais unidades. Também existe economias de escopo, onde a empresa passa a oferecer variedades de produtos, aproveitando-se da mesma estrutura de custos. Ou seja, quando uma empresa possui um canal de distribuição para um determinado produto, porque não aproveitá-lo para vender outros produtos também consumidos por esse mesmo canal? Dessa forma poderá aproveitar a mesma estrutura de custos com novas receitas, gerando aumentos nos lucros e mais significativos nas margens. Outra fonte de valor deriva da memória do Elefante, que é a curva de aprendizagem. Segundo ensinamentos Tayloristas, atividades repetitivas acabam induzindo as pessoas ao aprendizado, desenvolvendo formas de fazê-las, melhor e mais rapidamente. Ou seja, a medida que elas praticam, passam a aprender e fazer atividades mais rapidamente e com mais qualidade (aumento de eficiência). Outra fonte é a curva de experiência, a partir da qual se pode prever uma relação entre custos decrescentes de produção a medida que a empresa dobra sua produção. Dessa forma, se pode estimar a evolução dos custos no futuro, mediante a qual se podem melhor definir os preços dos produtos hoje, fazendo com que empresa busque um posicionamento de domínio nos mercados em que atua. Ao ter a maior participação de mercado, produzirá mais que seu concorrente, adquirindo maior experiência e redução nos custos maiores que seu concorrente. Dessa forma, poderá oferecer preços cada vez mais baixos aos seus clientes que, por sua vez, ficarão cada vez mais leais e contribuirão para que a empresa adquira ainda maior participação de mercado e gerando ainda menores custos unitários de produção. Outra fonte importante de valor deriva da cadeia de valor, onde se busca a partir de conceitos Tayloristas, a especialização e produção em massa de um determinado elo da cadeia produtiva, gerando eficiências a partir da intensificação das curvas de aprendizagem e experiência.

Conhecendo as fontes de valor do Lince e do Elefante, as empresas de sucesso buscam desenvolver cada vez mais as fontes de valor decorrentes de cada. Não satisfeitas em maximizar as fontes de valor inerentes às do Lince ou do Elefante, empresas Elefante buscam também desenvolver entre seus quadros as competências do Lince e vice versa.

Por exemplo, para desenvolver o empreendedorismo entre os quadros de empresas Elefante, criam-se mecanismos de incentivos, por exemplo, remuneração variável, meritocracia, empowermentpara despertar o empreendedorismo nas pessoas e fazê-las se sentirem mais “donas” da empresa.

No caminho inverso, empresas Lince buscam as fontes de valor do Elefante, mediante o associativismo para conseguir economias de escala e escopo, e especializações ao longo da cadeia produtiva.


A ADL 2.0 busca aprimorar as fontes de valor do Lince e do Elefante para seus clientes buscando novos patamares de produtividade, eficácia, eficiência e resultados.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.